domingo, 28 de julho de 2013

O condomínio é laico!

Cerca de dois anos passados, me surpreendi ao adentrar o edifício em que resido por me deparar com um presépio natalino instalado no jardim da entrada do prédio. Me dirigi ao então síndico e questionei acerca do gasto não autorizado nas reuniões ordinárias do prédio e que, além disso, havia moradores acatólicos no condomínio. Ele me respondeu que se tivesse que pedir autorização para as mínimas despesas do edifício não teria como administrá-lo e, pior, que a grande maioria dos moradores era católica. Não deu outra: na reunião seguinte, a grande maioria aprovou a decisão dele, que alegava a beleza das luzes e do simbolismo da época do ano. Poucos dias depois, soube que uma família de origem judaica se mudara do prédio...

Sendo cristão, não poderia me furtar a defender o direito alheio, independente do credo professado por cada uma das partes. Afinal, o condomínio é laico, assim como o Estado e o recurso empregado, oriundo do pagamento ordinário da taxa condominial... que tantos parecem esquecer que existe.

2 comentários:

  1. De acordo. Apenas tenho que confessar... coloco luzes aqui em casa, onde é todo munto ateu ou à toa. Natal ateu é bem legal, o que não falta é motivo pra comemorar.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Thaís, a questão é respeitar o coletivo. Afinal, o condomínio e suas áreas comuns, como o próprio nome diz, é bem comum a todos os residentes e, como tal, deve ser tratado. Ou seja, não pode ser usufruído como se bem individual fosse. Há de se consultar todos os demais antes de qualquer decisão a respeito. Concorda? Bjs

    ResponderExcluir